Missão

A UP é uma instituição de ensino vocacional cuja missão estatutária é a formação superior de professores para todos níveis de ensino e...

Leia mais ... 

Visão

O presente PE pretende tornar a UP uma instituíção de ensino superior de referência em Moçambique, com processos de formação, pesquisa...

Leia mais ... 

Valores

Ao presente PE subjazem sete valores que nortearam tanto a elaboração como devem nortear todas as acções enquadradas dele. Esses valores são...

Leia mais ... 

Como estudar na UPM

estudar na UP

Bolsas de estudo

Bolsas de estudo

Revistas Científicas

revistas cientificas logo

UP Notícias

UP Noticias

Notícias

Noel “Picasso”Langa . A vitalidade da arte.

arte noe 1
Para lá de qualquer tinta, só existe um quadro. Uma história que se fez vida e obra. O resto seria a reinvenção da própria tela, dos olhares atentos, carregados, espantados pela destreza, de um povo que glorifica e venera o seu Pintor Mor. 
Apenas, passaram 80 anos. Quase todos em busca do além, do infinito e criatividade. Mas, 80 aninhos , seria só o tempo. O espírito Noelino, a dimensão artística, humanista e veia de libertação, ainda procuram os caminhos da perfeição, sonho, desejo, peregrinação .
Noel Langa nasceu pintando o útero de sua Mãe, também ela dotada e talentosa ceramista. Seu Pai gestor de pedras que enriquecem o branco, pavimentou a estrada para que o menino Picasso e prodígio dos seus professores e Mestres, crescesse nas ondas das libras esterlinas. 
Revolucionou as pinturas de sua casa, ante a cumplicidade de sua Mãe, com carvão e outras invulgares tintas, oriundas de uma natureza generosa. Não sei quem o ensinou a cozinhar, mas, o seu bacalhau a Gomes de cá, é imbatível.
Estudou decoração e pintura e, só não se juntou a Mondlane, mesmo o tendo conhecido, em 1961, na sua última passagem pelo sul do país, porque o sonho das liberdades se erguem e constroem-se, em todos os cantos. As resistências e emancipações fazem estas terras do Índico, nas suas mais variadas dimensões. De todos se faz um país e uma revolução. 
Noel tem sido o Mestre de outros Mestres. Pintores que preenchem as paredes de suas galerias, com suas utopias, desencantos, sonhos e destrezas. Em cada pincel, as vontades de criar um novo mundo e uma vida eterna. 
No findar de mais um aniversário e, outro ano gregoriano, numa manhã de chuva de cores e aguarelas, apenas quisemos brindar e desejar ao consagradíssimo Mestre Noel Picasso Langa, longa vida , muita arte, saúde e estima de um povo e amigos que se cruzam  numa vênia merecida, diante desse tão notável percurso de curvas poéticas. Passamos a manhã da última sexta feira do ano 2018 no Atelier  em curso para Centro Cultural Arco Íris, no historico bairro Indígena, entre telas e cores se fez o arco íris de outras vivências. Jorge Ferrão
 art noe 2    arte noe 5  
       
       
       

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.