1. Apresentação

No cenário contemporâneo, em que a velocidade de comunicação possibilita transferência de dados e de informações no âmbito local e global, torna-se cada vez mais necessário que as instituições de ensino superior se façam conhecer e divulguem uma identidade própria e que alcance maior visibilidade. Nesse sentido, pressupõe-se a criação da marca própria com todos os requisitos inerentes a sua constituição de forma a facilitar a sua identificação tanto pelo seu público-alvo interno quanto externo.
É nesse âmbito que foi elaborado este Manual de Identidade Corporativa da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). É um documento técnico concebido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem em parceria com diversos departamentos e sectores da instituição. Reúne as descrições contextuais e técnicas de todos os elementos que constituem a Marca UP com especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das suas características. Dessa forma pretende-se divulgar e massificar o conhecimento da nossa marca e facilitar a sua correcta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização pelos diversos públicos que, de alguma forma, lidam com a Universidade Pedagógica.
O Manual de identidade corporativa da UP busca traduzir na prática a missão, a visão e os valores que orientam o funcionamento desta instituição pública de ensino superior do país através da definição das principais características que a distinguem de todas as outras no contexto histórico, sócio-político e econômico não só do país como também do continente africano, da região da África Austral e do mundo. Assim, a identidade corporativa da Universidade Pedagógica é traduzida pela conjugação e intersecção de muitos elementos que, no seu todo, constituem a Marca UP.
O conceito de marca é bem mais abrangente do que a sua mera representação gráfica. A Universidade Pedagógica, através de seu nome e representação gráfica - comunica a "intenção" da sua missão que, desde a sua criação, "é uma instituição pública de nível superior, vocacionada para a formação de professores e técnicos para todos os subsistemas de ensino e áreas afins, agregando nos seus estatutos não só a graduação nos vários subsistemas, mas também a pós-graduação. Concebida inicialmente como Instituto
Superior Pedagógico (ISP), pelo Diploma Ministerial nº 73/85, de 4 de Dezembro, passou a ter a actual designação (Universidade Pedagógica) à luz do Decreto nº 13/95 de 25 de Abril".
Dessa forma, a Marca UP busca traduzir os seus atributos que a diferenciam das outras universidades. É isto que a faz especial e única frente às outras instituições de género no país, no continente e no mundo.

 

2. Contextualização da Marca UP

A presença da UP em todas as províncias de Moçambique e em alguns distritos é um diferencial marcante que a torna pioneira na expansão do ensino superior no país. Esta política de expansão possibilita o acesso ao ensino superior de todos os moçambicanos e torna-se vantagem para as famílias que, por falta de meios financeiros não poderiam deslocar seus filhos a estudarem em outras províncias como acontecia antes dessa expansão.
Se comparado com todas as outras instituições de ensino superior no país, a UP possui maior número de estudantes. São cerca de 40 mil alunos e este número tende a crescer a cada ano lectivo com a entrada de novos ingressos tanto nos cursos iniciais quanto nos de pós-graduação, mestrado e brevemente doutoramentos.
Abertura de novos cursos e novas áreas de formação traduz-se na oferta de opções para os candidatos a diferentes níveis (licenciatura, mestrado, doutoramento) e nas opções de modalidades de ensino-aprendizagem (presencial, semi-presencial e à distância).
O crescimento da instituição não é apenas na área de ensino, mas também em infra-estruturas capazes de atender as necessidades de ensino-aprendizagem, de pesquisa e de extensão que constituem o pilar que sustenta a vida que pulsa em todos os cantos da UP. Para isso foram construídas infra-estruturas de raíz em todas as delegações para atender melhor o seu público.
Esse ambiente de crescimento exige também o estabelecimento de estratégias de gestão dos processos comunicativos e de interação entre a UP e seu público (interno e externo) e, para isso, precisa unificar os apesctos que são fundamentais para uma melhor identificação de sua marca e desempenho institucional.
O ambiente da cultura institucional da UP é marcado pela produção de conhecimento e de saberes nas mais diversas áreas de conhecimento através dos processos de ensino-aprendizagem, da pesquisa científica desenvolvidas pelos investigadores e também através de acções de extensão universitária que coloca a universidade na interacção com as comunidades locais. Essas actividades são associadas às condições e às formas de atendimento e tratamento que são direcionados a comunidade acadêmica e a outros
tipos de publico que se relaciona com a universidade em todas as suas instâncias.
Contamos que com a adopção de regras e técnicas unificadas sobre o uso de todo o conjunto de materiais que fazem parte da marca UP possamos criar laços de uma convivencia profissional aberta e construtiva que corrobora para a elevação da auto-estima do público interno, neste caso da comunidade acadêmica constituída por estudantes, docentes e membros do corpo tecnico administrativo.
Sendo assim, cada elemento que constitui a identidade corporativa da UP pretende representar a instituição com simplicidade, objectividade, clareza e precisão, pois são esses aspectos que formam a base para o sucesso da comunicação, da troca de informação e, consequentemente, permitem o desenvolvimento das áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Estamos atravessando um momento singular na UP. Novos cursos, crescimento do número de alunos, mudanças curriculares, interacção maior com a sociedade, tudo isso vem exigindo respostas e uma postura mais competente na melhoria dos serviços prestados.
Em tais circunstâncias, é imprescindível que ganhemos uma visibilidade mais plena sobre o que estamos a fazer e que venhamos a dispor de uma maior capacidade de gestão dos serviços prestados à sociedade e à comunidadeacadémica, em particular.

 

3. Filosofia da Marca UP
Uma marca reflecte a essência de uma organização. É a expressão da sua identidade.
A marca UP representa valores essenciais, não só para a sua comunidade acadêmica, mas também para toda a esfera do ensino superior. Nesse sentido, o presente Manual de Identidade Coprorativa tem o intuito de auxiliar o público da UP a ampliar o conhecimento sobre a instituição que trabalha na direcção da excelência, da relevância e da inovação, aspectos indispensáveis à Universidade que tanto queremos ver reconhecidas as suas acções em prol do desenvolvimento do país.
Nesse sentido, as funções da UP são fundamentadas nos seguintes princípios filosóficos:


I. Missão
A Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) é uma instituição social de utilidade pública vocacionada à formação de professores, quadros de Educação e áreas afins de nível superior, com competência para leccionar, realizar pesquisa e prestar serviços na área de Educação e outros sectores. Foi criada em 1985 como Instituto Superior Pedagógico (ISP) pelo Diploma Ministerial n.º 73/85, e transformada em Universidade Pedagógica, em 1995.
A UP rege-se por estatutos próprios aprovados no ano da sua transformação pelo Decreto do Conselho de Ministros n.º 13/95 de 25 de Abril, o qual define a missão da instituição, os seus órgãos de gestão colegial e administrativa.


II. Visão
Garantir a qualidade dos cursos e expandir o Ensino Superior para mais províncias. Formar professores para todos os níveis de ensino (infantil, primário, secundário, especial, técnico-profissional, alfabetização e educação de adultos e superior).


III. Valores

>> Autonomia

>> Excelência

>> Liberdade-Democracia

>> Confiança

>> Glocalidade

>> Responsabilidade Social

>> Justiça e Equidade

 

A Marca UP conta com os seguintes elementos gráficos:


Entende-se por Identidade Corporativa o processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos de comunicação e imagem para transmitir eficazmente o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser vista e compreendida pela sociedade em geral. Nesse sentido, através de elementos visuais a UP possui os seguintes elementos:

 

1. O logotipo

logo

O logotipo é a forma particular como o nome de uma instituição ou produto é representado graficamente e que simboliza toda a cultura institucional desde a sua missão, visão, valores, objectivos e metas que pretende alcançar através da mobilização de todo o tipo de recursos. Assim sendo, a marca UP com todos os seus elementos têm um significado contextual em que se enquadram os símbolos apresentados e a concepção técnica de todos esses elementos.

 

1.1. Significado contextual e concepção técnica

O logotipo da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) representa de forma aglutinada e artística a missão e visão desta instituição, segundo os seus Estatutos. Desde a sua criação, a UP, é uma instituição pública de nível superior, vocacionada para a formação de professores e técnicos para todos os subsistemas de ensino e áreas afins, agregando nos seus estatutos não só a graduação nos vários subsistemas, mas também a pós-graduação. Concebida inicialmente como Instituto Superior Pedagógico (ISP), pelo Diploma Ministerial nº 73/85, de 4 de Dezembro, passou a ter a actual designação (Universidade Pedagógica) à luz do Decreto nº 13/95 de 25 de Abril.
A presente memória descritiva pretende esclarecer (1) o significado em que se enquadra o logotipo e a heráldica da Universidade Pedagógica – Moçambique e (2) a sua concepção técnica.


1. Significado

O logotipo da Universidade Pedagógica (UP) representa de forma aglutinada e artística a missão e visão desta instituição, segundoos seus Estatutos.
Assim constituem o logotipo os seguintes elementos:
- Livro aberto
- Sol nascente
- "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA"
- "MOÇAMBIQUE"

 

Livro aberto

livro aberto

 

Sol Nascente

sol nascente

 

O sol nascente na linha do horizonte simboliza a saída das trevas da ignorância e o nascer de um novo mundo, de uma nova vida nos seus mais variados domínios (social, econômico, ...) que tanto o professor como o estudante almejam com a sua interacção – mediado pelo livro, nesse processo de ensino e aprendizagem. A linha do horizonte constitui ao mesmo tempo páginas do livro aberto, ilustrando que no limiar da actividade com o livro nasce o futuro brilhante caracterizado pelo sol nascente.

 

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA inscricao up

 

A inscrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" em Arial carregado é apresentada em fita semi-circular, de concavidade para baixo. Os rebordos superior e inferior desta fita são constituídos por linhas duplas, sendo a superior-exterior 3 vezes mais espesso que as outras.

 

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

 

Com a revisão dos Estatutos da UP efectuada em 2010, acrescentou-se no logotipo a palavra "MOÇAMBIQUE" para identificação da Universidade Pedagógica como instituição Moçambicana, representada em todas as Províncias do país.

2. Concepção técnica
Livro aberto

livro aberto

 

O software usado para elaborar o livro aberto é o Adobe® Illustrator. A espessura das oito linhas a preto que representam as folhas é de 2 pontos enquanto que o traço que representa a da capa é de 6 pts, ou seja, a proporção entre as espessuras da "folha/capa" é de 1/3.

Sol nascente

sol nascente

 

O sol nascente apresenta-se com 17 raios visíveis, longos intercaldos por 16 raios curtos, partindo do mesmo ponto central, com espessura original de 3 pts. Tomando o raio comprido como unidade, o raio curto é 3/4. O núcleo do sol é um disco a amarelo dourado, CMYK (0; 25; 100; 0) cujo raio é 1/2. O sol nascente apresenta-se limtada por uma linha do horizonte que é ao mesmo tempo a oitava linha de representação das páginas do livo aberto.

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

inscricao up

 

A inscrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" em Arial carregado é apresentada em fita semi-circular, de concavidade para baixo. Os rebordos superior e inferior desta fita são constituídos por linhas duplas, sendo a superior-exterior 3 vezes mais espesso que as outras.

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

A inscrição "MOÇAMBIQUE" em Arial carregado é apresentada em arco de circunferência com concavidade para cima.

 

2. Heráldica

heraldica

Para além do logotipo, a UP possui uma heráldica que foi produzida no contexto do reconhecimento e da valorização da diversidade cultural e etnolinguística que caracteriza o público da UP e a sua presença em todas as províncias do país. A mesma não substitui o logotipo, mas sim o complementa. Por isso, deverá ser usada nas seguintes situações:
a. em eventos da UP acompanhando o logotipo oficial;
b. em papel timbrado;
c. em trajes acadêmicos obedecendo às orientações estabelecidas pelo Gabinete de Comunicação e Imagem;
d. em materiais institucionais como produções académicas, científicas, culturais e de promoção da imagem institucional.

 

2.1. Significado
A heráldica da Universidade Pedagógica (UP) representa de forma aglutinada e artística a missão e visão desta instituição, segundo os seus Estatutos. Assim constituem elementos da heráldica os seguintes elementos:
- Livro aberto
- Sol nascente
- Ondas do mar - água
- “UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA”
- “MOÇAMBIQUE”
- Divisa “Osomiha, Kupisakira, Kutirhela”

 

Livro aberto

livro aberto

 

O livro aberto simboliza a abertura ao conhecimento revelando a missão da Universidade Pedagógica (UP) na sua totalidade, isto é, sendo a UP uma instituição de ensino e aprendizagem, tem o livro aberto como elo entre o professor e o estudante – os principais intervenientes deste processo.

 

Sol Nascente

sol nascente

 

O sol nascente na linha do horizonte simboliza a saída das trevas da ignorância e o nascer de um novo mundo, de uma nova vida nos seus mais variados domínios (social, econômico, ...) que tanto o professor como o estudante almejam com a sua interacção – mediado pelo livro, nesse processo de ensino e aprendizagem. A linha do horizonte constitui ao mesmo tempo páginas do livro aberto, ilustrando que no limiar da actividade com o livro nasce o futuro brilhante caracterizado pelo sol nascente.

 

Ondas do mar

ondas mar

 

Ondas do mar – água : fonte da vida simboliza a força, dinamismo e versatilidade da Universidade Pedagógica – Moçambique

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

 

heraldica up

 

"UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" é o nome atribuído à instituição, segundo a aprovação pelo Conselho de Ministros do Decreto 13/95, referente a transformação do então Instituto Superior Pedagógico em Universidade Pedagógica. A inscrição Universidade Pedagógica" ao estar colocado em redor do sol nascente, quer simbolizar que nela onde ocorre esta nobre missão de ensinar, pesquisar e servir a sociedade.

 

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

Com a revisão dos Estatutos da UP efectuada em 2010, acrescentou-se no logotipo a palavra "MOÇAMBIQUE" para identificação da Universidade Pedagógica como instituição Moçambicana, representada em todas as Províncias do país.

 

Osomiha Kupisakira Kutirela

A divisa, descrita em três línguas nacionais, significa literalmente: Ensinar (Osomiha), Pesquisar (Kupisakira), Servir (Kutirhela) encerra em si a missão estratégica da UP. As três línguas nacionais escolhidas, Emakhua, Xisena e Xichangana, são das três regiões do país, norte, centro e sul, respectivamente. A mistura destas línguas a constituir a divisa, significa:
a) unidade nacional;
b) o facto da UP estar presente em todo o país e, por isso, ser universidade de todo o país;
c) glocalidade - um dos sete valores advogados pela nossa Universidade;
d) a ligação entre a UP e a cultura do Povo Moçambicano.

 

2.1 Concepção técnica

Livro aberto
2.2. Concepção técnica
O desenho da heráldica foi elaborado pelo software de ilustração Adobe® Illustrator

livro aberto

No livro aberto temos oito linhas que representam as folhas a preto CMYK (0; 0; 0; 100) de espessura original de 2 pontos enquanto que o traço que representa a capa do livro é de 6 pts, ou seja, a proporção entre as espessuras dos traços da "folha/capa" é de 1/3.

 

Sol nascente

sol nascente

 

O sol nascente apresenta-se com 17 raios visíveis, longos intercaldos por 16 raios curtos, partindo do mesmo ponto central, com espessura original de 3 pts. Tomando o raio comprido como unidade, o raio curto é 3/4. O núcleo do sol é um disco a amarelo dourado, CMYK (0; 25; 100; 0) cujo raio é 1/2. O sol nascente apresenta-se limtada por uma linha do horizonte que é ao mesmo tempo a oitava linha de representação das páginas do livo aberto.

 

Ondas do mar

ondas mar

 

Ondas do mar – água : são representadas por seis linhas a azul CMYK (100; 50; 0; 0), com espessura original de 7 pontos.

 

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

heraldica up

 

A inscrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA" em Arial carregado é apresentada em fita semi-circular, com as extremidades voltadas para tráz, fazendo orla ao Sol nascente.

 

MOÇAMBIQUE

inscricao moz

A inscrição “MOÇAMBIQUE” em Arial carregado é apresentada entre o Livro aberto e as Ondas do mar.

 

Osomiha Kupisakira Kutirela

o2k

 

A divisa, Osomiha, Kupisakira , Kutirhela é em três dobras de fita semi-circular de concavidade para cima, fazendo orla às Ondas do mar. Esta fita junta-se, nas suas exremidades, com a fita da incrição "UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA", compondo uma orla circular à todos os outros elementos da heráldica.

3. BANDEIRA

bandeira

 

3.1. Concepção técnica
A bandeira é de forma rectangular de comprimento e largura na proporção de 3 para 2, respectivamente.

concepcaoBandeira

 

A partir da largura, subdivide-se o rectângulo em três faixas iguais. A faixa de baixo fica colorida a azul claro, codificado CMYK (75; 0; 0; 0), ficando as duas faixas acima, coloridas de branco, codificado CMYK (0; 0; 0; 0). A cor azul claro, é a cor convencionada internacionalmente para simbolizar a educação.

bandeira2

Para colocação do logotipo, determina-se o rectângulo central da parte branca, tendo 1/3 do comprimento e 1/3 da largura da bandeira.

 

bandeira3

 

Aplicações
A aplicação correcta dos símbolos que compõem a marca UP visa promover maior visibilidade institucional tornando a UP facilmente reconhecida pelo público em geral.


4. Formas de manipulação do logotipo e da heráldica
O logotipo e a heráldica não deverão ser usados sem os elementos descritivos neles contidos.


5. Formas correctas de uso
a) Dimensão original do logotipo e da heráldica

 

aplicacoes

 

6. Redimensionamentos:
a) Ampliação
As dimensões do logotipo e da heráldica podem ser ampliadas ou reduzidas de acordo com o tipo e o tamanho do suporte a serem inseridos e levando em consideração as dimensões do espaço em que se pretende que ocupem. Mas, para isso, devem ser manipuladas a partir de qualquer canto do quadrado que se forma ao clicar no símbolo, como ilustram os exemplos a seguir:

aplicacoes

ampliacao

b) Não se pode esticar ou condensar o logotipo e a heráldica fazendo redimensionamentos no sentido horizontal porque os destorce achatando-os, como mostram os exemplos abaixo:

 

ampliacaoerrada

Outras Aplicações do Logotipo e Heráldica
1- Cabeçalhos
A tipologia tem o objetivo de uniformizar as informações escritas e unificar a identidade visual, atrelando uma correspondência entre o logotipo da UP e seus elementos verbais. Seu uso correcto garante eficiência na comunicação. Assim o texto identificativo da unidade orgânica deverá ser escrito em Times New Roman, corpo 12, em maiúsculas, e centralizado, abaixo do logotipo que deve estar também centralizado em relação à página. E a seguir devem constar dados sobre a localização física, telefones, fax, entre outros dados essenciais sobre a unidade/departamento/sector.


a) Para todas as Unidades Orgânicas

 

unidadesorganicas

 

b) Para a identificação de Departamentos e/ou Sectores

dptsect1

dptsect2

c) Para Delegações

delegacoes

d) Aplicações para materiais digitais

Para a aplicação da marca da Universidade em materiais digitais deverá respeitar-se a seguinte hierarquia:
√ o logotipo da UP fica alinhado à esquerda, na parte superior;
√ os logotipos de unidades orgânicas (direcções, gabinetes, faculdades, delegações, departamentos ou sectores), ficam alinhados à direita do logotipo principal da UP respeitando a sua margem de segurança e a harmonia do layout da página;

e) Em vestuário diverso
• Camisetes: o logotipo principal da UP deve ser colocado no lado frontal, na altura do coração. O logotipo das Unidades Orgânicas deve ser colocado no lado frontal direito em paralelo com o principal da UP. Dizeres sobre quaisquer eventos ou de outra natureza devem ser colocados atrás da camisete.

vestiarios

vestiarios3

Logotipo de Unidades Orgânicas da UP

logosunidades

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.