Ao presente PE subjazem sete valores que nortearam tanto a elaboração como devem nortear todas as acções enquadradas dele. Esses valores são: Autonomia, Liberdade e Autonomia, Excelência, Confiança, Glocalidade, Responsabilidade Social, e Justiça e Equidade, e devem ser considerados de forma inter-relacionada.

  1. Autonomia: este valor refere-se ao facto de a UP pautar pela acção autónoma nos domínios pedagógico científico, administrativo e financeiro, segundo está consagrado nos seus estatutos e enquanto uma instituição iniversitária.
  2. Liberdade e Democracia: A liberdade é um dos direitos humanos fundamentais e que somente pode ser garantido na sua plenitude num contexto democrático; enquanto uma instituição universitária, a UP sublinha particularmente, entre as várias liberdades positivas, a do uso livre e público da razão e a liberdade académica. A democracia, no contexto da UP, pretende sublinhar a observação rigorosa dos métodos de colegialidade e de respeito pela maioria na tomada de decisões em todos os órgãos colegiais que estatutariamente compõem a universidade.
  3. Excelência: Este Valor consagra o engajamento permanente da UP de, em todas as actividades da leccionação, pesquisa e extensão, procurar de forma constante e sistemática, superar-se a si mesma como indivíduos e como comunidade. Por força do seu estatuto, a UP pretende ser referência incontornável na área da educação.
  4. Confiança: Este Valor pretende sublinhar o imperativo de a UP privilegiar, em todas as suas acções, a criação de laços muito fortes e estreitos com a sociedade moçambicana em geral, e com as comunidades circundantes de todas as suas delegações em particular. Tanto as comunidades particulares como a sociedade moçambicana no seu geral devem ganhar confiança na capacidade da UP em cumprir a missão social que lhe foi atribuída.
  5. Glocalidade: envolve a necessidade de a UP, no cumprimento da sua missão nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, guiar-se pelos princípios universalistas de excelência na qualidade (global) e, ao mesmo tempo, ter a dupla responsabilidade de, em primeiro lugar, referenciar os princípios universais aos contextos culturais moçambicanos e, em segundo lugar, deixar-se inspirar nas propostas de soluções locais aos desafios de desenvolvimento (local).
  6. Responsabilidade Social: este Valor pretende sublinhar o facto de a UP assumir um compromisso de usar todas as suas potencialidades científico-pedagógicos para participar activamente na resolução dos obstáculos psicológicos, políticos, sociais e económicos aos processo de desenvolvimento de Moçambique.
  7. Justiça e Equidade: este Valor releva a necessidade de respeito permanente pelos direitos das diferentes grupos sociais existentes dentro e fora da universidade assim como promoção de igual acesso e condições de trabalho para todos.

Contacte-nos

  • Endereço:
    REITORIA - Rua João Carlos Raposo Beirão nº 135 Maputo, Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 67 09
    (+258) 21 32 08 60/2

  • Fax: (+258) 21 31 21 13

heraldica2

© 2017 CIUP - Centro de Informática da Universidade Pedagogica. Todos os direitos reservados.