Notícias

Novos Directores e Chefes de Departamento Desafiados a Buscar a Excelência na Liderança

O reitor da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), Prof. Doutor Jorge Ferrão, conferiu posse aos novos directores centrais recentemente nomeados para dirigirem o sector das Finanças, Património, Ensino à Distância (CEAD), Centro de Informática (CIUP), trata-se da Dra. Alexandrina Johane que deixa a Direcção de Auditoria Interna para as Finanças, Mestre Lemos Ngove, que vai chefiar o património da universidade, Prof.  Juvêncio Nota que vai para o CEAD, e Mestre Cláudia Gune, directora do CIUP. Para a chefia dos departamentos da Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia e Direcção Científica, foram confiados os professores Camilo José Jemica, Adilson Valdane, e Manuel Matine.

 

Dirigindo-se aos empossados e aos presentes na cerimónia, o Reitor Jorge Ferrão falou do preparo como fundamento para superar obstáculos tendo como foco a internacionalização da universidade, dentro do plano estratégico, e também dentro de uma crítica construtiva. “Não vamos fazer coisas pela emoção, toda gente deve trabalhar com paz e tranquilidade; a universidade é nossa casa, nossa família, os melhores e maus momentos são passados aqui, devemos procurar cultivar o espírito de unidade e companheirismo,” indicou Ferrão.

 

 

A sincronia e cooperação intersectorial são chamadas a estar na vanguarda dos novos timoneiros ora empossados, transformando os sectores mais visíveis na sua actuação e, sempre olhando o estudante como beneficiário primário das suas acções e decisões.  
Por sua vez, a Vice-Reitora, Prof. Doutora Leonilda Sanveca, falou dos desafios em trabalhar na universidade com poucos recursos, para responder às expectativas da comunidade académica, principalmente do público frágil que é o corpo discente. “Ao nosso nível vamos procurar responder às necessidades do nosso público,”  rematou a Vice-Reitora da área administrativa.

Ao que tudo indica estão na forja mais mexidas nos quadros da UP- Maputo.(X)

Presidente da República Empossa Nova Vice-Reitora da UP-Maputo e Reforça Compromisso com Ensino Superior

O Presidente da República, Daniel Chapo, empossou, nesta quarta-feira (18 de Junho de 2025), a Professora Doutora Leonilda Adelino António Sanveca Muatiacale como nova Vice-Reitora da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), durante uma cerimónia solene que decorreu na capital do país. No mesmo acto, tomaram também posse novos Assessores do Chefe de Estado.

 

 

Na ocasião, o Chefe de Estado destacou que a nomeação da nova dirigente universitária ocorre num momento de especial simbolismo: a celebração dos 40 anos da UP-Maputo, considerada uma das grandes referências do ensino superior em Moçambique. “É com elevada honra e sentido de responsabilidade que presidimos esta cerimónia, que marca um novo capítulo na vida institucional da UP-Maputo”, afirmou o Presidente.

 

 

Ao dirigir-se à empossada, Daniel Chapo apelou a uma liderança firme, ética e visionária, orientada por excelência académica, inovação e profundo sentido de missão. Sublinhou ainda que o contexto atual impõe exigências crescentes ao ensino superior público, desde a gestão financeira e mobilização de recursos até à internacionalização, investigação e modernização administrativa.

 

 

“A nomeação da Professora Doutora Leonilda simboliza o reconhecimento de um percurso académico exemplar, marcado pela excelência, dedicação e sólida experiência em cooperação internacional, ensino e investigação. Por isso, o nosso foco na nomeação das pessoas é simplesmente a meritocracia”, reforçou.

 

 

Leonilda Muatiacale é formada em Planificação e Política de Educação Linguística e possui um pós-doutoramento em Direitos Linguísticos Humanos. A sua missão, segundo o Presidente, será a de consolidar a sustentabilidade institucional da universidade, valorizar os seus recursos humanos e ampliar o impacto social da UP-Maputo junto das comunidades.

 

O Presidente reiterou o compromisso do Governo com a valorização do ensino superior e com a construção de uma sociedade baseada no conhecimento, na equidade de género e na justiça social. Dirigindo-se à nova Vice-Reitora, desejou-lhe “um mandato pautado por sabedoria, inovação e profundo sentido de serviço à Nação moçambicana”.

 

A cerimónia contou com a presença de membros do Governo, dirigentes da Presidência da República, familiares dos empossados e representantes da comunidade académica.

Estudantes da UP-Maputo recebem laptops

No âmbito do Programa do Governo, implementado pelo Ministério das Comunicações e Transformação Digital, designado “um computador por estudante do ensino superior” a universidade Pedagógica de Maputo (UPMaputo), realizou nesta sexta-feira (2), na Sala dos Grandes Actos - Biblioteca Central, a entrega oficial de Laptops aos estudantes beneficiários. A cerimónia foi orientada pelo Reitor desta instituição, Professor Jorge Ferrão e foi testemunhada pelo Vice-Reitor Académico, Professor José Castiano, Directores de Faculdades, das unidades orgânicas e estudantes.


Contextualizando o momento, o Director do Centro de Informática (CIUP), Professor Sansão Timbana, disse tratar-se do culminar de um processo que envolveu diferentes fases com início em Novembro de 2022, que junto a comissão multisectorial destacada se assumiu o compromisso com a missão que lhes foi incumbida. Nesta primeira chamada foram atribuídos 102 laptops aos estudantes das faculdades de Ciências Naturais e Matemática (na sua maioria); Faculdade de Engenharias e Tecnologias e Faculdade de Educação e Psicologia.


Em representação dos estudantes beneficiários, Edna Alfredo em jeito de agradecimento pela recepção dos laptops manifestou o comprometimento com os estudos, à luz da missão da universidade em formar técnicos superiores ao serviço do desenvolvimento sustentável do país.


Intervindo no acto, o Reitor Jorge Ferrão, fez questão de agradecer a Tuna Académica da UPMaputo pela actuação, no momento, embora enfrentem desafios relativos a dinamizar o grupo e, de seguida, instou aos estudantes beneficiários dos laptops a tirar maior proveito e a tornarem-se os melhores estudantes da universidade. Referiu que ainda irá se fazer a selecção dos estudantes da UPMaputo para a entrega dos restantes laptops. Ferrão, aproveitou a ocasião para felicitar os funcionários pela passagem do primeiro de Maio, dia internacional do trabalhador, reconhecendo a jornada de luta diária dos trabalhadores e colaboradores da Pedagógica de Maputo.


De referir que a UPMaputo neste projecto foi contemplada por um numero total de 312 laptops, dos quais 210 serão atribuídos aos estudantes selecionados na segunda chamada. A iniciativa “Um Computador, um estudante do ensino superior, no dia 21 de Abril de 2025, realizou a cerimónia de arranque do processo de distribuição de 5000 computadores portáteis destinados a estudantes de 25 Instituições de Ensino Superior, matriculados nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), incluindo estudantes da UPMaputo.


Por: Taualia Neuara e Daniel Bila (fotos)


GCI/UPM

 

UPMaputoProgramaLaptopEstudante1.jpg

 

UPMaputoProgramaLaptopEstudante2.jpg

 

UPMaputoProgramaLaptopEstudante3.jpg

UPMaputoProgramaLaptopEstudante4.jpg

 

UPMaputoProgramaLaptopEstudante5.jpg

 

UPMaputoProgramaLaptopEstudante6.jpg

 

UPMaputoProgramaLaptopEstudante7.jpg