O Centro de Informática

Departamento de Assistência Técnica e Redes
DATER
Departamento responsável pelo desenho, arquitectura, montagem, e manutencão de redes, bem como o equipamento e material informático da universidade.
O DATER faz a gestão e mantém o data center da Universidade Pedagógica, os endereços electrónicos institucionais e as contas de estudantes. Ele estabelece políticas e padrões de equipamento, rede, segurança e qualidade de acesso e conexão de todos edifícios da universidade.
É também responsável por prestar assistência aos estudantes, docentes e CTA da instituição tomando a posição de helpdesk dentro da instituição.
Repartições
Assistência Técnica e Helpdesk
A repartição salva-vidas dos colaboradores, docentes e estudantes prestando auxílio no diagnósticos, reparação, recomendações e utilização de dispositivos.
Redes
Repartição responsável pelas veias da universidade. Arquitecta e mantém a comunicação interna da universidade e gere os serviços da instituição para o público.
Repartições
Desenvolvimento de Aplicações
A repartição responsável por analisar, criar, manter e gerir sistemas e bases de dados da instituição.
Formação e Projectos
A repartição responsável pelo treinamento e orientação dos colaboradores da universidade e utilizadores de sistemas. Organiza projectos e cursos de capacitação juntamente com a divisão de desenvolvimento de pessoal da Direcção de Recursos Humanos.
DDAP
Departamento responsável por coordenar, executar e supervisionar projectos de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação na universidade.
O DDAP desenvolve soluções informáticas baseadas na visão global das necessidades de informatização da instituição e os seus processos. Administra as bases de dados, sistemas de gestão e páginas da instituição, delegações, faculdades e unidades centrais.
É também responsável pela capacitação e formação dos docentes e CTA nas diferentes tecnologias de ensino e aprendizagem, pesquisa e extensão e os sistemas internos da universidade.

Departamento de Desenvolvimento de Aplicações e Projectos
28 ANOS
O Centro de Informática é criado com a finalidade de participar da definição da política de Informática da Universidade Pedagógica, bem como, coordenar, supervisionar, dirigir e avaliar a execução dos projectos e actividades necessárias à implementação das directrizes da área de TICs consubstanciadas no seu plano estratégico. O CIUP é uma unidade central técnico-académica virada para a área de serviços, desenvolvimento e utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Universidade Pedagógica (UP), sendo ele um órgão vinculado directamente ao Gabinete do Reitor.
O CIUP é team composto por jovens dinâmicos e entusiastas, comprometidos com a utilização e desenvolvimento dos serviços e soluções tecnológicas consentâneas aos desafios da universidade e da sociedade contemporânea. Desde Maio de 2007, atendendo a conjuntura tecnológica actual e as novas dinâmicas institucionais (a diversificação de ofertas curriculares de graduação e pós-graduação; modalidades e regimes de ensino; mobilidade docente e discente; etc), os desafios do CIUP prendem-se com a transformação dos Estudantes, Docentes, Corpo Técnico Administrativo e Gestores através da oferta de serviços e atendimento de qualidade na rede corporativa da UP, bem como a Visibilidade da produção institucional.
Constituem principais atribuições do CIUP, as seguintes:
- Criar um suporte em TICs para as áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão e Administração da Universidade;
- Criar, expandir e administrar a rede corporativa informática da UP, a UPNet;
- Administrar os serviços relativos à Internet e Intranet da Instituição;
- Elaborar, executar e apoiar programas institucionais de treinamento em Informática; Participar do processo de contratação de serviços e de aquisição de recursos informáticos para as actividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão;
- Apoiar a área académica no uso das TICs no Processo de Ensino-Aprendizagem.
Por uma cultura de uso das TIC's na UP-Maputo: Reinvenção e Inovação
Missão
Valores
- O team com objectivos comuns é mais forte que os esforços individuais;
- O planeamento diminui o esforço para a realização duma tarefa;
- O atendimento à comunidade universitária deve ser realizado com transparência, cordialidade, eficiência e agilidade;
- A inovação, a sustentabilidade e a adaptação são fundamentais para a evolução dos serviços oferecidos;
- A criatividade, a iniciativa e a qualificação devem ser estimulados em todos os membros do CIUP
Visão
Ser o sector estratégico e gestor de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade Pedagógica e obter reconhecimento da comunidade universitária pela qualidade, inovação e agilidade de suas acções e serviços.